Como uma caixa de aço mudou o mundo

Compartilhe esse artigo

O transporte de contêineres sustenta a economia global, movendo US$ 4 trilhões em mercadorias por ano, incluindo itens como roupas, eletrônicos, alimentos e máquinas pesadas.

Mas, como chegamos até aqui?

A ideia desenvolvida em meados do século 20 que revolucionou a indústria, impulsionou a globalização e mudou o mundo é contada em detalhes no vídeo (em inglês) produzido pelo Wall Street Journal, que também faz um apanhado da história da navegação mundial desde os primeiros navegadores.

No vídeo, o jornal mostra que o contêiner foi desenvolvido por Malcom Purcell McLean (14/11/1913–25/05/2001) (nascido Malcolm, mas que, posteriormente, trocou o primeiro nome e ficou conhecido simplesmente por Malcom McLean, também pai do contêiner). No dia 26 de abril de 1956, o navio tanque “Ideal X” navegou com 58 contêineres no seu convés adaptado para tal. Em junho do mesmo ano, o Ideal X foi acompanhado pelo navio “Maxton”, já com 62 contêineres, no serviço de cabotagem norte-americana, do armador Pan-Atlantic Steamship Company, empresa marítima adquirida por McLean em 1955.

Em outubro de 1957, surgiu o primeiro navio porta-contêiner da história, o “Gateway City”, para o transporte de 226 unidades de 35 pés. Um ano depois, McLean inaugurou sua linha entre os Estados Unidos e Puerto Rico com o navio “Fairland”. Em 1960, mudou o nome da empresa de Pan-Atlantic para Sea-Land Service, Inc. Em 1961 a empresa dava lucros e ele comprou navios maiores. Em 1966 foi iniciado um serviço com os portos de Rotterdam e Bremen, na Europa, e em 1968, com o Extremo Oriente, expandidos para Hong Kong e Taiwan, em 1969, e para Singapura, Tailândia e Filipinas, em 1971.

Além de fazer um apanhado geral sobre a história da navegação, como por exemplo, a construção e ampliação do Canal do Panamá, o vídeo traz também algumas curiosidades como informações sobre o portas-contêiner Triple–E, do armador Maersk. Com 400 metros de comprimento, o navio, se colocado de pé, seria maior que o Empire State Building (que tem 381 metros até o telhado, sem contar a antena). Além disso, conforme o vídeo, a medida que a indústria de transporte de contêineres continua a crescer, as empresas estão adotando novas tecnologias para mover a carga mais rapidamente e até se preparando para utilizar navios sem tripulação. Também mostra que, no futuro, a tendência é que menos embarcações vão ficar em cima d’água.

Os pontos de vista dos autores expressos neste vídeo, no entanto, não refletem necessariamente a opinião da Allog International Transport. As informações contidas constituem dados apresentados pelo jornal e não constituem nenhuma orientação ou recomendação específica a ser seguida pelo leitor.

 

VEJA TAMBÉM:

Baixe seu E-Book gratuito Dicionário do COMEX – versão 2018 – AQUI 

mundo

Mais artigos

Geral

Semana Cultural Allog traz debate sobre o Comex ao ambiente corporativo

Meio ambiente, governança corporativa, importação de matéria-prima para medicamentos e produtos acabados, biodiesel e derivados, mercado interno e externo. Esses são alguns dos temas abordados durante a 6ª Semana Cultural Allog, de 16 a 19 de agosto, e que neste ano volta a ser realizada de forma presencial.   Realizada desde 2016, a Semana Cultural

Blog

Prontidão de cargas: como quebrar o ciclo de \”reservas fantasmas\”

Você já ouviu falar em prontidão de cargas no processo logístico de embarques? Para ser um exportador de sucesso não basta ter um produto de qualidade com preço competitivo. É importante estar atento aos prazos de prontidão de cargas, evitando falhas nos processos de garantia de espaço nas embarcações, que podem deixar os navios parcialmente

Rolar para cima
Previous slide
Next slide