Mês da Bicicleta: Estudo aponta que bike é o meio de transporte que mais beneficia a saúde  

Compartilhe esse artigo

A bicicleta veio para facilitar a vida do homem, mas pode ter funções muito mais importantes. Um estudo feito pelo Instituto de Saúde Global Barcelona (ISGlobal) divulgado em 2018 sugere que a bicicleta é o meio de transporte que mais beneficia a saúde das pessoas – inclusive quando comparada à caminhada. Seu uso também aumenta o bem-estar, mantém a mente saudável e diminui a sensação de solidão.

bicicleta

Os cientistas recorreram a um banco de dados com 8.802 moradores de sete cidades europeias. São elas Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Örebro (Suécia), Roma (Itália), Viena (Áustria) e Zurique (Suíça). Todos responderam questionários sobre como se locomoviam e a percepção da própria saúde física e mental. Ao final de dois anos, 3.567 participantes voltaram a preencher os formulários.

Os meios de transporte considerados na pesquisa foram carro, moto, transporte público (ônibus, metrô etc), bicicleta, bicicleta elétrica e caminhada. Resultado: a bike foi associada às respostas mais positivas com relação à saúde. E também foi vinculada à sensação de mente sã, vitalidade e menos estresse e solidão. Pedalar melhora o condicionamento físico, ajuda a combater o estresse e previne doenças como hipertensão, colesterol alto e enfarto. O exercício também é o mais recomendado para quem não tem condicionamento físico.

O  Brasil e a bike

No Brasil, o uso da bicicleta vem crescendo se levado em consideração à produção deste tipo de transporte. De acordo com os dados divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares),  em 2018 foram produzidas  773.641 mil unidades pelas empresas fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM,  o que representa um aumento de 15,9% em relação a 2017.

Esta foi a primeira vez que o setor apresentou crescimento após quatro anos. Os fabricantes chegaram, inclusive, a revisar a projeção. Segundo dados da Abraciclo, a retomada dos negócios em 2018 foi impulsionada pela maior oferta de produtos, preços mais competitivos e expansão da mobilidade urbana. “Isso significa ampliação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas”, comenta o vice-presidente do segmento de bicicletas da entidade, Cyro Gazola.

O bom resultado do ano passado faz a indústria projetar mais um ano de crescimento, em 2019. “Acreditamos que haverá um crescimento de 10,8% na produção de 2019. Deve chegar a 857 mil unidades, sendo 78 mil unidades a mais do que as 779 mil de 2018”, diz o empresário.

Elétricas em crescimento

Parte do crescimento da indústria no próximo ano deve ocorrer pelo aumento da venda de bicicletas elétricas. Em 2018, a categoria representa 0,35% do setor, mas a expectativa é que, em 2019, 13 mil unidades deste tipo de produto sejam vendidas, ultrapassando as bikes de estrada. “O uso cada vez mais acentuado de bicicletas elétricas é uma tendência mundial e deverá chegar com força no Brasil”, diz Gazola.

A categoria urbana é a com maior volume de vendas. O País encerrou o ano com 440 mil modelos deste tipo produzidos, contra 332 mil de MTB. A tendência, no entanto, deve se inverter em 2019, com as mountain bikes ganhando espaço no mercado por sua versatilidade. A expectativa é que em 2019 sejam produzidas 419 mil MTBs e 411 mil urbanas

Deixe o carro, vá de bike!

bicicleta

Mais artigos

Torcedor Allog 2022

Por que a Copa do Mundo 2022 será em novembro e dezembro?

Você sabe por que a Copa do Mundo 2022 será em novembro e dezembro? Originalmente realizada durante o inverno no hemisfério sul e no verão no hemisfério norte, a Copa do Mundo será realizada, pela primeira vez, na primavera no Sul e no outono no Norte do globo terrestre. A razão por trás da mudança

Geral

Exportação de óleo de amendoim: guerra gera reflexos no mercado

A guerra no Leste Europeu já está refletindo na exportação do óleo de amendoim no Brasil. Nos primeiros meses do ano, os preços do óleo bruto de amendoim aumentaram em torno de US$ 100 a US$ 200 por tonelada. O apetite da China aumentou, ao mesmo tempo que se prevê a redução de áreas dedicadas

Rolar para cima
Previous slide
Next slide